Vocês pediram e aqui estamos!
O curso de Ética e Cinema foi construído carinhosamente para contemplar o desejo de vocês de encontrar, num mesmo curso, tópicos de Ética e da Filosofia do Cinema.
Este curso contém 6 horas e é dividido em duas grandes partes. A primeira será dedicada ao estudo da Ética. Serão três aulas contendo os principais conteúdos tanto da ética contemporânea como da história da filosofia moral.
Já a segunda seção do curso terá como objetivo introduzir o debate film as philosophy (filmes enquanto filosofia) e analisar alguns filmes filosófica e eticamente interessantes!
O curso é contínuo, ou seja, você pode adquirir quando quiser que as aulas estarão disponíveis para você.
O professor ta on, em breve organizaremos cines debates regado a muita discussão, cerveja, vinho ou o que for melhor pra fazer a sua mente fluuuir, aqui no nosso casarão! Então, aproveite esse curso pra debater com a gente!
Como se inscrever:
É só enviar um whats para o número (51)9890-2810 (ou através do link ) com o comprovante de pagamento via pix 39900359836 (Matheus de Oliveira Cenachi) que te enviamos o link para as aulas. Fácil né?
Conteúdo
Aula 1:
• Os ‘russos’
• A distinção entre ética e moral
• Ética normativa e metaética
• Problemas contemporâneos: relativismo e revisionismo
• A herança de Aristóteles: doxas e endoxas
• Dostoiévski, Jane Austen e Laranja Mecânica
• Fenomenologia Moral
Aula 2:
• A tarefa da Teoria Moral
• Desafios para a Teoria Moral
• David Hume
• A origem do dever
• Ceticismo
• Argumentos religiosos e argumentos morais
• O Poderoso Chefão
• Jean-Paul Sartre e Bernard Williams
Aula 3:
• Anti-realismo
• Como provar a inexistência de algo?
• Psicologia da Ação
• Emoção ou razão?
• Argumentos contra a moralidade
• J.L. Mackie
• Argumento da estranheza
• Argumento da relatividade
• Falácia naturalista
• Moral: uma invenção humana?
Aula 4:
• Realismo Moral
• Filosofia no cinema ou filosofia do cinema?
• Bergman, Kiarostami e irmãs Wachowski
• A diferença entre um bom diretor (good filmmaker) e um diretor investigador (researcher filmmaker)
• O cinema da Polônia comunista: Wajda
• Cinema investigativo sem realismo? A ilustração de Donnersmarck: Never Look Away
• Krzysztof Kiéslowski como researcher filmmaker
• A fase documental de Kiéslowski
• O problema da ficção: mente-mundo
• A virada intelectual de Kiéslowski: rumo à Trilogia das Cores
• Técnicas cinematográficas enquanto técnicas investigativas da realidade
Aula 5:
• A Liberdade é Azul (Trois couleurs: Bleu)
• O problema do título
• Aspectos semânticos: sobreposição
• O caminho para a compreensão: mereologia
• Roteiro e Filosofia: a primeira camada
• Niilismo, ceticismo?
• Crítica à liberdade extrema
• Filmando a mente
• Planos Detalhe
• Percepção em cores
• Percepção Moral
• Deliberação e agência Moral
Aula 6:
• Talking Heads (Cabeças Falantes)
• Investigando o Self
• O papel dos desejos
• O método Socrático
• Cabeças falantes ou pensantes?
• Sociedade emitidora de fala
• Relação self-desejo
• Meditações
• Autencidade Social