20.04.21

Curso de Filosofia 373

Pode ser sincero: se alguém te perguntasse ‘o que é filosofia?’, você saberia responder? Não tem como negar, a filosofia está cada vez mais se tornando popular. E eu não falo isso apenas por conta da fama alcançada pelo trio Pondé, Cortella e Karnal. É claro que muita gente ama, respeita e acompanha essas figuras […]

Autor: Julia Beduschi   .   Espaço 373

Pode ser sincero: se alguém te perguntasse ‘o que é filosofia?’, você saberia responder?

Não tem como negar, a filosofia está cada vez mais se tornando popular. E eu não falo isso apenas por conta da fama alcançada pelo trio Pondé, Cortella e Karnal. É claro que muita gente ama, respeita e acompanha essas figuras públicas. Mas o fato é que o Brasil tem mudado, e a filosofia aos poucos se aproxima do nosso cotidiano. Quer um exemplo bem prático? Repare na palavra ‘argumento’. Há poucos anos atrás era raro ouvir essa palavra. Hoje, em todos os lugares ouvimos pessoas de todos os tipos falando em argumento. Elas querem algo para além de uma opinião bem formulada, afinal opinião qualquer um tem. Elas querem explicações! Algo que legitime uma ideia em detrimento de outra: todos desejam ganhar as discussões/debates, sejam sobre o que for.

O que é filosofia?

Mas onde entra, realmente, a Filosofia nessa história? Muita gente fala em Filosofia e consome ‘conteúdo filosófico’, principalmente no YouTube. Mas será que essas pessoas ao menos sabem o significado dessa palavra? A maioria, não, porque a maioria continua tendo uma visão extremamente estreita e esteriotipada (1) sobre que a filosofia é, (2) o que ela aborda e (3) como o filósofo trabalha. Há muito que desmistificar, porque, bem ou mal, a filosofia, como outras disciplinas, continua sendo apresentada enquanto algo ‘para poucos’, algo soberbo e pouco acessível. O que é uma mentira.

Não se sinta, então, culpado se você não souber responder à pergunta que inicialmente eu fiz. Porque mesmo mais popular, existem muitas barreiras que impedem as pessoas de tocarem no conteúdo filosófico genuíno. No final da minha graduação, inspirado pelo documentário Talking Heads (1980), de Kiéslowski, eu fui pra rua e abordei 50 pessoas. Eu queria ter uma mínima noção concreta de como a palavra ‘filosofia’ percorria a cabeça das pessoas atualmente, de modo que fiz a mesma questão. Resultado? Apenas 6 deram uma resposta razoável.

Filosofia sem enrolação!

O objetivo deste curso é mudar essa situação. A ideia é trabalhar de modo minimamente detalhado tópicos vitais e fascinantes da filosofia sem nenhum misticismo ou enrolação. Falaremos de autores, obras importantes? Claro! Mas sem charutos, barbas longas e arrogância: isso é apenas uma estratégia de venda feita para impressionar desavisados.

Sejam todas e todos bem-vindos ao primeiro curso de Filosofia desenvolvido em parceria com o Espaço 373. O curso terá 6h, e o nosso primeiro foco será uma das três opções a seguir, que vocês definirão: (a) Filosofia e Cinema, (b) Introdução à Filosofia e (c) Ética. Eu sou Matheus Cenachi, graduado e mestrando em Filosofia pela UFRGS, e serei o professor/anfitrião de vocês.

Ficou interessado? Nos envia um e-mail para receber as informações em primeira mão!

Curso de Filosofia 373
Espaço 373

Curso de Filosofia 373

Pode ser sincero: se alguém te perguntasse ‘o que é filosofia?’, você saberia responder? Não tem como negar, a filosofia está cada vez mais se tornando popular. E eu não falo isso apenas por conta da fama alcançada pelo trio Pondé, Cortella e Karnal. É claro que muita gente ama, respeita e acompanha essas figuras […]

20.04.21

Quer ler mais sobre esse assunto?

Espaço 373 29.03.21

Espaço 373: um cantinho plural no Distrito Criativo de Porto Alegre

Desde 2017, quando foi inaugurado, o Espaço 373 tem como propósito oferecer ao público e aos artistas um ambiente para a livre expressão.