29.03.21

Espaço 373: um cantinho plural no Distrito Criativo de Porto Alegre

Desde 2017, quando foi inaugurado, o Espaço 373 tem como propósito oferecer ao público e aos artistas um ambiente para a livre expressão.

Autor: Yuri Lopardo   .   Espaço 373

Desde março de 2017, quando foi inaugurado, o Espaço 373 tem como propósito oferecer ao público e aos artistas um ambiente para a livre expressão. Músicos e atores dividem o mesmo palco com mestres e professores. Assim como o público, que vem para shows, apresentações, cursos, casamentos ou para trabalhar e tomar um bom café. Tudo em completa harmonia, abraçando a pluralidade que há em todos nós.

Com capacidade para até 150 pessoas, o Espaço 373 é reconhecido na cena cultural de Porto Alegre pela realização de shows com atrações locais e nacionais. Até março de 2020, foram 160 apresentações, entre eles: Quarteto do Rio, Nei Lisboa, Marmota Jazz + Pedro Veríssimo, Mutinho, Luiz Carlos Sá, João Maldonado Quintet, Antonio Villeroy, Gastão Villeroy, Glau Barros, Hique Gomez, entre outros.

O Espaço 373 é patrimônio histórico do Município de Porto Alegre

O Espaço 373 está preparado para receber eventos de naturezas diversas: música, dança, arte e tantas outras manifestações culturais, assim como eventos corporativos e sociais. A decoração mistura o rústico com o moderno, criando ambientes super aconchegantes e diferentes. Possui uma área externa com teto removível e uma aconchegante urban jungle.

O casarão construído em 1925 é Patrimônio Cultural do Município de Porto Alegre. No início de 2020, o histórico casario com pé direito de 6m e 9m, com paredes de tijolos e madeiras de demolição foi totalmente reformado.

No mesmo dia em que reabriu, o Espaço 373 fechou suas portas em função da pandemia do novo coronavírus.

Coronavírus: como o Espaço 373 se reinventou durante a pandemia

Nesse período de isolamento, que veio acompanhado de medos e incertezas, o Espaço 373 buscou se adaptar a esta nova realidade, oportunizando um espaço para os músicos gaúchos se apresentarem no formato de lives com contribuição espontânea do público, exibidas no nosso canal do YouTube.

Para concretizar a iniciativa, o Espaço 373 adquiriu equipamentos, contratou técnicos e ofereceu seu espaço gratuitamente, como forma de contribuir com os artistas e ajudar as pessoas a superarem as angústias da pandemia.

Nesse período, nosso Palco 373 recebeu as apresentações de Pedro Tagliani, Cristian Sperandir, El trio e Adriana Defenti, Duo Amarela, Jobim Jazz, Coração de Búfalo, João Maldonado, A 4 Mãos e Centenas de Dedos, com Adriana Deffenti e Carlinhos Carneiro e Melina Vaz e Mathias Sete Cordas.

Um pouquinho sobre o Estúdio 373:

Com o sucesso das lives, o Espaço 373 percebeu uma nova oportunidade e montou o Estúdio 373. A ideia é oferecer os equipamentos e toda a estrutura do 373 para pessoas e empresas gravarem seus conteúdos para as redes sociais. Além de lives de shows, nosso palco já recebeu aulas de danças, de yoga, eventos corporativos, palestras e cursos.

O Espaço 373 tem como característica a versatilidade na ambientação e cenário, permitindo que cada nova atração transforme o espaço de acordo com a necessidade e criatividade de cada um. Nossa equipe é composta por operadores de câmera, engenheiro de som e iluminador, que podem ser contratados conforme necessidade de cada caso.

Espaço 373 volta a receber pessoas

Ainda em 2020, inauguramos o Coworking 373, um espaço para locação de estações de trabalho e sala de reunião. A estrutura conta com ar-condicionado, microondas, frigobar, internet de alta velocidade, água do filtro de barro e um cafezinho passado delicioso.

Junto do Coworking, o Espaço 373 passou a abrir durante o dia como café. Então, se bater aquela fome, temos pãezinhos caseiros, salgados e sanduíches. Tudo isso fica ainda melhor com um ambiente super aconchegante, com um monte de possibilidades de foto para o Instagram — inclusive um sofá com uma pintura do Salvador Dalí.

Tão lindo que dá até pra casar aqui

Além do que há de melhor na música e cultura, o Espaço 373 também pode receber o seu evento. Seja festa de casamento, de formatura ou aniversário. Evento corporativo também pode.

A gente ama o Espaço 373 do jeitinho que ele é, mas você pode trazer sua decoração externa. Estamos equipados com iluminação cênica e todo equipamento de sonorização. O salão é aconchegante e pode receber mesas ou usá-lo como pista de dança. Junto do serviço de locação, também oferecemos: segurança, recepcionista, garçons, limpeza, equipamento de som e de iluminação, fotógrafo, DJ, gastronomia e bebidas.

Assim que der, esperamos todos aqui no Espaço 373

Temos muito orgulho desse casarão. É um ambiente descontraído, aconchegante, diferente, que proporciona uma experiência única aos espectadores. Temos uma curadoria musical de excelência, dando o mesmo espaço para artistas já consagrados e para os que estão no início de suas carreiras. Nosso café é uma delícia e o atendimento é feito com amor.

Espaço 373

Quer conhecer o Espaço 373? Estamos esperando vocês na Comendador Coruja, 373, pertinho do Shopping Total. Mas assim, só quando for seguro, tá? Até lá, nos segue nas redes sociais que estamos sempre compartilhando coisas boas:

facebook.com/espaco373

–  instagram.com/espaco373

youtube.com/espaco373

 

<3

Quer ler mais sobre esse assunto?